Move-te pela Solidariedade 

Durante as aulas de DAC deste primeiro período, os alunos dos 8.º B, F e H, movidos pelo espírito da solidariedade, dedicaram-se à execução de diversas lembranças, desde pequenos sacos bordados com motivos natalícios em ponto de cruz, a marcadores de livros em tecido, caixinhas de cartão e sabonetes que viriam a servir de moeda de troca na atividade solidária. Assim, nos dias 11 e 12 de dezembro, os alunos montaram a sua barraca e trocaram os objetos manufaturados por produtos alimentares que serão, oportunamente, doados à instituição Ajudaris, uma associação de carácter social e humanitário que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social. Para júbilo de todos os participantes, alunos e professores, a adesão da comunidade escolar foi surpreendente, ultrapassando as melhores expectativas.

Igualmente marcante foi a deslocação das alunas do ensino especializado de dança do 8.º B ao Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Arouca para a representação da peça “As beatas”, na manhã do dia 4 de dezembro. Uma experiência extraordinária, um momento de muita emoção, de convívio entre gerações tão diferentes, porém tão próximas. Há gestos que valem por todos os presentes, houve carinhos, sorrisos, gargalhadas, abraços… e uma satisfação enorme tanto da parte de quem recebeu, como das meninas que deram um pouco do seu tempo, mas que se revelou tão significante.

Resta deixar aqui o apreço e profundo agradecimento a todos aqueles que se movem pela solidariedade, pela partilha e que permitem manter acesa a tal luz que deve iluminar o natal de todos nós!

Votos de uma quadra natalícia feliz e que o espírito solidário nos continue a mover ao longo do próximo ano!

Visita de estudo ao Porto - Ajudaris e Porto de Leixões

Depois da elaboração cuidada dos objetos artesanais, estes foram trocados por bens alimentares numa “Troca Solidária”, que decorreu no mês de dezembro. Os bens angariados foram doados à Instituição de Solidariedade “Ajudaris”, com sede na cidade do Porto, durante uma visita de estudo interdisciplinar, que decorreu no dia 28 de fevereiro.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Instituição, bem como o trabalho solidário de voluntariado que a mesma promove. Foram muito bem recebidos e acolhidos e participaram em atividades variadas propostas por responsáveis da Instituição.

Nesse dia, tiveram ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada ao porto de Leixões, em Matosinhos, otimizando as aprendizagens da disciplina de Geografia e a sensibilidade estética e artística, uma vez que aquele local apresenta beleza e harmonia, em particular o Terminal de cruzeiros.

Foi um dia de muita aprendizagem e convívio!

 A Moda e o Carnaval

No início do segundo período, e ainda no âmbito do tema “Move-te pela Imaginação”, as turmas B, F e H do 8.º ano decidiram fazer uma viagem pelas tendências da moda do séc. XX.

Depois de intensas e animadas pesquisas, foram eleitas as décadas de 20, 50, 70 e 80-90 como as mais atraentes e merecedoras de destaque no desfile de Carnaval que decorreu no dia 1 de março.

 A Birra do Morto

No segundo semestre do ano letivo, os alunos puderam dar largas à imaginação e usar as suas capacidades para as artes cénicas, ensaiando e levando à cena a peça de Vicente Sanches “A Birra do Morto”.

A história não é mais do que uma "Farsa Trágica" num ato, cuja personagem principal é um morto que se recusa a morrer, relevando todos os argumentos que as diversas personagens lhe apresentam.

Subjugado pelos agentes da Guarda Nacional Republicana, é forçado a deitar-se no caixão. Sendo-lhe concedido despedir-se da viúva, tenta convencê-la a acompanhá-lo. E, finalmente, têm lugar as cerimónias fúnebres, depois de o caixão ser fechado à força pelos soldados.

Com esta improvável aventura, as turmas B, F e H do 8.º ano quiseram proporcionar um momento de boa disposição e de divertimento, contando com o espírito aberto do público para encarar e aceitar esta “farsa” com o atrevimento que ela sugere, próprio das vicissitudes que a vida nos vai propondo, em tom de desafio, ao longo da nossa existência.

Jogos didáticos

Enquanto uma parte dos alunos se dedicou aos ensaios, outros elaboraram jogos didáticos (que envolveram as disciplinas de Inglês, Francês e Físico-Química) e dedicaram-se à criação de adereços, imprescindíveis à realização do espetáculo teatral.

ESAFlex

© 2018 por ESAFlex. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • YouTube ícone social
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now