top of page

SuperTmatik - Cálculo mental - 8.º ano - 2018/2019

No âmbito do DAC, e ao longo do ano letivo, os alunos das turmas B, F e H do 8.º ano treinaram e realizaram fases de apuramento intra e inter turmas para a participação na 13ª edição do Concurso Internacional de Cálculo Mental, denominado SuperTmatik e os três alunos apurados para a Final, realizada no dia 14 de maio, foram, pelo segundo ano consecutivo: Martim Gomes e Filipe Brito, 8.º H e Marcelo Pais, 8.º F.

Na Final participaram 30800 alunos de vários países e os nossos alunos obtiveram uma excelente prestação!

Na tabela que se segue é possível conhecer as suas posições no Ranking Internacional.

 

 

 

Para o próximo ano, vamos lutar pelo Top 10!

Parabéns a todos os que se empenharam e, em particular, aos vencedores!

2.png
qqqqqq (2).jpg

SuperTmatik - Cálculo mental - Grande Final Online

No passado dia 9 de maio, decorreu a Grande Final Nacional Online do XII Concurso Internacional de Cálculo Mental – SuperTmatik.

A prova (online) constou de três tentativas, ficando registado o melhor tempo obtido.

Os alunos apurados para esta fase realizaram o campeonato e obtiveram excelentes resultados.

Na tabela que se segue é possível conhecer as suas posições no Ranking Internacional, entre um total de 35000 alunos participantes.

Como reconhecimento da prestação destes alunos, decorreu uma breve cerimónia para a entrega dos respetivos certificados e de um prémio a cada um dos alunos, oferecidos pelo Agrupamento.

Muitos parabéns! Que continuem a desenvolver o cálculo mental!

Alunos no papel de diretores da escola

No seguimento da atividade com a Senhora Diretora do Agrupamento, os alunos das três turmas do 7º ano do PPAFC foram desafiados pelos docentes da disciplina de Formação de Jovens Líderes a assumirem o papel de diretores. Assim, na aula do dia 15 de maio, foi-lhes proposto que, em atividade de grupo, percorressem os espaços da escola, interagissem com os diversos locais e serviços da escola e, no final, apresentassem uma síntese de propostas de melhoria da escola. Todos os grupos entregaram a sua visão do que há para mudar, reparos e sugestões que serão apresentados, analisados, compilados e também dados a conhecer à Direção do nosso Agrupamento.

Alunos aprendem funções de liderança com a Senhora Diretora

No âmbito da disciplina de Formação de Jovens Líderes, as turmas 7º B, 7º F e 7ºH, do PPAFC, tiveram a oportunidade de aprender e interagir com a Senhora Diretora do nosso Agrupamento, Professora Adília Cruz, convidada pela equipa pedagógica para uma sessão de formação sobre a experiência e as funções de liderança. Numa sessão muito dinâmica, que decorreu na aula de 8 de maio, no auditório, todos os alunos colocaram questões e aprenderam sobre o desenvolvimento das competências de liderança, as funções exercidas, a complexidade da gestão e respetivas dificuldades no exercício de um cargo de serviço público.

Escola Embaixadora: União Europeia mais perto dos alunos

Em mais uma sessão de formação no âmbito do Projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE), a divulgação da União Europeia e dos seus valores democráticos e de cidadania esteve em destaque na reunião com os alunos do 7º ano de escolaridade (7º B, 7ºF e 7º H), da disciplina de Formação de Jovens Líderes, abrangidos pelo Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do nosso Agrupamento. Conduzida pela professora-embaixadora sénior e uma das coordenadoras EEPP, Amélia Rodrigues, a sessão foi bem acolhida pelos destinatários, que puderam ainda interagir entre si e com os diversos recursos multimédia apresentados, que visaram proporcionar um melhor conhecimento da União Europeia, da sua história e funcionamento e, sobretudo, sensibilizar os jovens para os ideais de participação

cívica e ativa na afirmação da identidade europeia e no reforço dos seus valores, tais como a liberdade, a solidariedade, o respeito pela diferença e pelos direitos humanos. Testemunhos, exemplos práticos e um desafio pedagógico aos conhecimentos complementaram o momento de formação, que decorreu na manhã do dia 24 de abril.

SuperTmatik - Cálculo mental

Trata-se de um campeonato nacional de um jogo de cartas com expressões numéricas cujo principal objetivo é promover e desenvolver o cálculo mental.

O campeonato compreende três fases:

1- Campeonato intra-turma: eliminatórias disputadas entre alunos da mesma turma para apuramento dos três primeiros classificados de cada turma; 

2- Campeonato inter-turmas: eliminatórias disputadas entre os 1.º, 2.º e 3.º classificados de cada turma, para apuramento dos três melhores classificados inter-turma que participarão na Grande Final Online;

3- Grande Final Nacional Online.

Relativamente à 1.ª fase, foram apurados os alunos:

No dia 12 de abril, foi realizada a 2ª fase do concurso - o campeonato inter-turmas, e após várias partidas, onde imperou o espírito competitivo acompanhado de respeito mútuo, apuraram-se os três candidatos à fase seguinte – a Grande Final Nacional Online, que se realizará no próximo dia 9 de maio.

São eles:

1.º:   Martim Gomes, 7ºF

2.º:   Marcelo Pais, 7ºF

3.º:   Filipe Brito, 7ºB

Parabéns a todos os alunos participantes!

Boa sorte aos vencedores que participarão na fase nacional do campeonato!

E… bons treinos!     https://www.supertmatik.net/app/cartas/

Palestra sobre higiene com visita ao laboratório

  No dia 12 de abril assistimos a uma palestra sobre a higiene que devemos ter com a manipulação dos alimentos. Nessa palestra aprendemos os principais cuidados a ter quando cozinhamos e interagimos com alimentos. As nossas colegas do Curso Profissional Técnico de Higiene e Controlo Alimentar ensinaram-nos que, quando entramos numa cozinha, devemos estar devidamente equipados com aventais, luvas, toucas e no caso de ser do sexo feminino não  se devem usar anéis,  e que se deve ter as unhas limpas, cortadas, sem verniz e com o cabelo apanhado. De seguida, devemos lavar corretamente as mãos com higienizante e lavar bem os alimentos, pois podem estar contaminados. Devemos também conferir se todos os equipamentos, incluindo a bancada, a utilizar estão em bom estado e limpos. Para nos certificarmos como é importante ter muitos cuidados na lavagem das mãos e para verificarmos como esta é importante  fizemos uma atividade laboratorial que consistia em vários alunos lavarem ou não as mãos de três maneiras diferentes: mantê-las como estavam, passar só por água e lavar com higienizante. Posteriormente, com um cotonete próprio de laboratório retirámos amostras dos microrganismos presentes nas nossas mãos. Subsequentemente, colocámos essas amostras numa placa de Petri com um meio de cultura lá dentro, meio de cultura esse que iria fornecer nutrientes aos microrganismos que lhe proporcionavam melhores condições para a sua reprodução, colocando depois numa estufa a 36ºC, com muita humidade e sem luz. Após uma semana obtivemos os devidos resultados, concluindo que é muito importante a limpeza das mãos com higienizante, pois nessas placas havia milhões de bactérias comparativamente às outras placas.

Roteiro Geológico sobre a viagem do "Cavaleiro da Dinamarca".

Please reload

bottom of page